Transfermarkt

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Scolari inventa mas Brasil vence

Exibição muito fraca do Brasil, tendo o seu treinador, como principal culpado. Decisões absurdas no que diz respeito à colocação de determinados jogadores em zonas que claramente não são as que permitem um melhor aproveitamento das suas capacidades técnicas e tácticas. 

O 11 inicial foi o esperado, mas a posição onde Hulk e Oscar atuaram praticamente os 90 minutos "matou" a qualidade de jogo ofensivo que o Brasil podia e devia ter demonstrado dado o potencial dos 11 jogadores que iniciaram o jogo. Vamos por partes:

Oscar, quando tudo e todos esperavam que ocupasse a posição atrás do Ponta de Lança, eis que Scolari inventa e coloca o criativo médio encostado a uma ala. O médio com mais capacidade de organizar o futebol ofensivo da seleção brasileira "preso" a uma ala. Se o objectivo de Scolari foi permitir que Neymar tivesse mais liberdade no corredor central, então Oscar nunca devia ter começado o jogo. Experiência a não repetir apesar da vitória. 

Hulk, o jogador em campo com o remate mais forte a jogar na ala...esquerda! Mais uma decisão ridícula de Scolari. Ai tenho um médio fortíssimo nas diagonais de fora para dentro e com um remate forte? Então vou prende-lo ao flanco esquerdo para que ele nunca possa fazer os movimentos em que é mais forte. 

Resumindo, duas decisões de Scolari que prejudicaram e muito o futebol ofensivo do Brasil. A 1ª fase de construção até teve qualidade (embora a Croácia nunca tenha tentado pressionar a mesma), com Luiz Gustavo a baixar para o meio dos centrais, permitindo que os laterais dessem mais profundidade mas a ausência de Oscar no corredor central tornou o processo ofensivo muito dependente dos desequilíbrios individuais causados pelo 1x1 ofensivo de Neymar. 

Esperava mais Scolari


quinta-feira, 12 de junho de 2014

Análise ao Mundial- Grupo C



Muralha: A selecção helénica é  diferente das outras, já que faz da sua defesa o seu ponto mais forte. Muito fortes fisicamente embora pouco técnicos, esta geração que em 2014 irá defender a Grécia no Mundial é semelhante aquela que em 2004 alcançou, para espanto de todos, o seu troféu mais importante da sua história, falo claro do euro 2004. Prova da sua boa e forte defesa são os (só!!) 4 golos sofridos no apuramento para o Mundial, mas se a defesa dá garantias, já o ataque será a principal preocupação do seleccionador Fernando Santos, uma vez que apenas fizeram balançar as redes adversárias por 12 vezes. O futebol praticado deixa muito a desejar, mas para os amantes do Catenaccio, a Grécia é uma selecção a ver e a seguir com atenção neste torneio.

Jogadores a destacar:  Karnezis, Papastathopoulos Fetfatzidis, Mitroglou.

Possíveis revelações: Kapino, Manolas, Tachtsidis.

Convocados:
Guarda-redes:  Karnezis, Glykos, Kapino
Defesas: Manolas, Papastathopoulos, Vyntra, Holebas, Tzavellas, Torosidis, Moras.
Médios: Tachtsidis, Tziolis, Fetfatzidis, Samaris, Christodoulopolos, Maniatis, Kone, Katsouranis, Karagounis.
Avançados : Salpingidis, Samaras, Mitroglou, Gekas.

Classificação provável:  3º




Querer: Saúda-se o regresso dos "cafeteros" a  um mundial.  Nem outra coisa era de esperar desta geração de futebolistas colombianos, apesar de estarem desfalcados devido  á sua maior estrela, Radamel Falcão, não conseguir debelar uma lesão grave sofrida há uns meses atrás. É uma perda enorme, mas quem tem um elenco de goleadores como José Pekermam, pode dormir mais descansado. Da Colômbia podemos esperar por bons jogos com muita imprevisibilidade e uma equipa balanceada para o ataque ás balizas adversárias. Já há muitos anos que a Colômbia não tinha uma geração tão forte, e com tantas (e boas!) soluções. Se nada de anormal acontecer, conte com esta selecção para se bater de igual para igual com as melhores selecções do mundo!

Jogadores a destacar: Ospina, James Rodriguez, Guarín, Cuadrado.

Possíveis revelações: Arias,Balanta, Quintero

Convocados: 
Guarda-redes:Ospina, Mondragón, Vargas.
Defesas: Arias, Yepes, Zapata, Armero, Zúniga, Valdés, Balanta.
Médios: Guarín, Aguilar, Carbonero, Sanchéz, Cuadrado, Mejía, Rodriguez, Quintero.
Avançados: Bacca, Ibarbo, Martinez, Gutierrez, Adrian Ramos.

Classificação provável: 

Força Asiática: Os actuais campeões asiáticos têm uma palavra a dizer neste grupo, porque quererão dar continuidade ao bom  trabalho que o seu experiente técnico (Alberto Zaccheroni) tem desenvolvido desde que chegou ao Japão em 2010. Apesar da má taça das confederações, onde somou 3 derrotas no mesmo número de jogos, os nipónicos quererão rectificar isso e deixar uma melhor imagem do futebol asiático. A defesa do Japão é, claramente, o sector mais fraco, algo que pode trazer dissabores aos adeptos japoneses. 

Jogadores a destacar:  Honda, Kagawa, Hasebe, Okazaki.

Possíveis revelações: Kakitani.

Convocados: 
Guarda-redes: Kawashima, Nishikawa, Gonda
Defesas: Uchida, Sakai, Nagatomo, Morishige, Inoha, Hiroki Sakai, Yoshida.
Médios: Honda, Endo, Kiyotake, Kagawa, Aoyama, Konno, Yamaguchi, Hasebe.
Avançados: Kakitani, Okazaki, Okubo, Saito, Osako

Classificação provável: 4º


Euráfrica- Á excepção do guarda redes Gbohuo, todo os os outros jogadores alinham na Europa, a maior parte deles há já alguns anos, o que faz da Costa do Marfim uma selecção com traços africanos mas também com algum perfume de futebol do velho continente. Na minha opinião, são a selecção africana mais forte, e alguns dos seus (melhores) jogadores têm aqui a sua ultima oportunidade de se exibirem num mundial pelo seu pais. Se houver uma selecção africana que surpreenda pela positiva neste mundial, poderá ser muito bem a Costa do Marfim.

Jogadores a destacar: Yaya Touré, Didier Drogba, Tioté, Gervinho

Possíveis revelações: Wilfried Bony, Gradel, Aurier.

Convocados:
Guarda-redes:Barry, Gbohuo, Mandé
Defesas: Kolo Touré, Viera, Boka, Zokora, Akpa-Akpro, Bamba, Aurier, Djakpa.
Médios: Bolly, Tioté, Yaya Touré, Ya Konan, Diomandé, Gradel, Dié.
Avançados: Drogba, Kalou, Gervinho, Bony, Sio.

Classificação provável: 1º

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Surpresas do Mundial - Edição 2

Hoje vou falar-vos de um jogador desconhecido para a maioria do público e que neste momento se encontra ainda num campeonato que não condiz com a sua boa qualidade.

Esta época no campeonato mexicano , mais propriamente no Pachuca, destacou-se um avançado explosivo e que assemelha bastante a Jackson Martínez. Falo do equatoriano, Enner Valencia.

Com 24 anos e na sua 1ª epoca fora do país de origem, o avançado brilhou no Pachuca tendo no total do somatório da época efectuado um excelente número de 27 jogos 23 golos e 3 assistências, sendo o jogador mais determinante numa equipa que enfrentou este ano uma grande crise de resultados.

Destacando-se pelo já referido porte fisíco, este avançado têm como principais atributos a velocidade, a acelaração e sobretudo a capacidade de cabeceamento (apesar de ter 1.74) e a finalização que lhe permitem poder ser uma revelação do Mundial 2014.

Numa altura em que Porto e Benfica procuram substitutos para Jackson e Rodrigo e o Sporting procura dar um upgrade ao plantel, Enner Valencia seria uma opção a ter em conta sobretudo pela relação preço/qualidade.



Análise Ao Mundial - Grupo B

Magia: O mundial 2014 é muito provavelmente a última competição de selecções em que fica assinada a impressão digital de um dos maiores mágicos do futebol moderno, falo-vos de Xavi Hernández que a par de Iniesta, foi o mago, o pensador, o orquestrador das conquistas em 2008, 2010 e 2012. Podemos esperar mais do mesmo por parte desta seleção, apesar de "cansada" de êxitos, a geração dos baixinhos chegará ao Brasil ainda bastante capaz de ameaçar a concorrência das outras potências actuais do futebol na corrida até ao Maracaná.

Jogadores a destacar: Xavi , Sergio Ramos , Iniesta , Mata ;

Possíveis revelações: Diego Costa , Koke , Azpilicueta ;

Convocados: Guarda-redes: Iker Casillas , Pepe Reina e David De Gea.
Defesas: Azpilicueta , Gerard Piqué e Jordi Alba , Sergio Ramos , Javi Martínez , Raúl Albiol  e Juanfran .
Médios: Busquets, Xavi Hernández, Iniesta e Fábregas , Xabi Alonso , Koke , David Silva , Juan Mata  e Santi Cazorla.
Avançados: Pedro Rodríguez , Diego Costa , David Villa e Fernando Torres.

                                                         Classificação Provável:



Afinada : Sneijder, Robben e Van Persie, as 3 maiores figuras chegam a este Mundial no auge da idade todos com 30 anos, sendo portanto o momento crucial de aparecerem na competição e brilharem.
A Holanda está bastante mais madura e preparada para um grupo bastante complicado em que sobretudo o Chile vai lutar de igual para igual para o 2º lugar, sendo que o 1º é muito provável ser da Espanha .
A laranja mecânica está sobretudo mais experiente e audaz, características importantíssimas neste tipo de provas.
No entanto volto a referir que a concorrência do Chile será muito forte e eu próprio tenho dúvidas da passagem da Laranja Mecânica aos oitavos de final.

Jogadores a destacar: Robben , Clasie , Sneijder , Van Persie ;

Possíveis revelações: Depay , Kongolo , Martins Indi :
Convocados: Guarda-redes: Jasper Cillessen, Tim Krul e Michel Vorm ;

Defesas: Daley Blind, Daryl Janmaat, Terrence Kongolo, Bruno Martins Indi , Joël Veltman, Paul Verhaegh, Ron Vlaar  e Stefan De Vrij ;
Médios: Jordy Clasie, Leroy Fer, Jonathan De Guzman, Nigel de Jong, Wesley Sneijder e Georginio Wijnaldum ;
Avançados: Memphis Depay, Klaas-Jan Huntelaar, Dirk Kuyt, Jeremain Lens, Robin van Persie e Arjen Robben .



                                                      Classificação Provável: 


Perigo: Embora este Chile seja uma das seleções desvalorizadas desta copa, a verdade é podem ser seriamente uma "selecção supresa".
No último ano defrontou várias selecções de alto nível como o Brasil, a Espanha e a Alemanha tendo sempre deixado uma imagem positiva e sobretudo que podem ser um rival sério para a Holanda na disputa pelo 2º lugar do Grupo.


Jogadores a destacar: Alexis , Vidal , Isla , Medel ;

Possíveis revelações: Marcelo Díaz , Filipe Gutiérrez , Miiko Albornoz ;

Convocados: Guarda-redes: Cristopher Toselli, Johnny Herrera e 
Claudio Bravo.
Defesas: Jose Rojas, Eugenio Mena, Gary Medel, Gonzalo Jara  e Mauricio Isla
Médios: Jose Pedro Fuenzalida, Arturo Vidal, Carlos Carmona, Charles Aranguiz, Jorge Valdivia, Felipe Gutierrez, Francisco Silva, Marcelo Diaz e Miiko Albornoz
Avançados: Esteban Paredes, Alexis Sánchez, Eduardo Vargas, Fabian Orellana, Jean Beausejour e Maurício Pinilla.                   



                                                         Classificação Provável:






Dignidade: Com um cenário bastante desfavorável à selecção Australiana só resta mesmo manter a dignidade.
Com 3 jogos contra equipas bastante mais fortes o objectivo passa mesmo por pontuar e não sofrer nenhuma goleada.
O treinador Ange Postecoglou assumiu o cargo no final de 2013, depois de uma série de resultados desastrosos e como tal o exigível é mesmo uma participação honrosa no torneio.



Jogadores a destacar: Tim Cahill , Bresciano , Leckie ;


Possíveis revelações: Tommy Oar , Davidson (ex Paços de Ferreira) , Good ;

Convocados: Guarda-redes: Eugene Galekovic, Mat Ryan e Mitchell Langerak.
Defesas: Ivan Franjic, Matthew Spiranovic, Alex Wilkinson, Bailey Wright, Jason Davidson e Ryan McGowan;
Médios: Mark Milligan, Matt McKay, James Holland, Mark Bresciano, Massimo Luongo, Mile Jedinak e Oliver Bozanic.                 
Avançados: Adam Taggart, James Troisi, Ben Halloran, Mathew Leckie (FSV Frankfurt – Alemanha), Dario Vidosic, Tim Cahill (New York Red Bulls – EUA) e Tommy Oar.                           


                                            Classificação Provável:

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Supresas do Mundial - Edição 1

Com o início do Mundial 2014, quero também ir ao longo da competição ir apresentando jogadores que na minha óptica serão capazes de se tornar revelações da competição imitando por exemplo Asamoah Gyan, Khedira ou Mesut Ozil no Mundial de 2010.

Portanto o jogador que eu irei mostrar hoje é o guardião costa-riquenho Keylor Navas. Tendo sido uma das revelações de La Liga, considerado até o melhor guarda redes da competição. Navas destaca-se pela agilidade e reflexos entre os postes e elasticidade, patenteado uma capacidade de reacção que o torno fortissímo em duplas defesas e no um para um. Especialista a defender penaltis, razoável nas saídas aéreas e competente a lançar contra-ataques através de fortes lançamentos manuais, pode se dizer que se encontra preparado para ser bombardeado.

Neste momento outro factor interessante é o facto de se encontrar em final de contrato com o Levante pelo que seria uma excelente opção para os 3 grandes portugueses, sobretudo como substituto de Rui Patrício no Sporting


Análise Ao Mundial - Grupo A

Favorito: Os anfitriões do Mundial são provavelmente o verdadeiro favorito a vencer a competição. Depois da vitória sem espinhas na Taça das Confederações e conjugado com o factor casa com o imenso talento, estão as condições reunidas para o Brasil se tornar hexacampeão Mundial. Scolari conseguiu reabilitar o grupo e construir uma equipa coesa alicerçada num bom futebol , tendo um ataque temível e um meio campo de todo o terreno ao qual se pode acrescentar Ramires que parece estar de regresso à selecção.                                                                                                                                                                                                                                             Jogadores a destacar : Neymar, Hulk, Paulinho, Fred

Convocados:    
Guarda-redes: Jefferson (Botafogo), Júlio César (Toronto) e Victor (At. Mineiro); 
Centrais: Dante (Bayern Munique), David Luiz (Chelsea) Henrique (Nápoles) e Thiago Silva (PSG); 
Laterais: Daniel Alves (Barcelona), Maicon (Roma), Marcelo (Real Madrid) e Maxwell (PSG); 
Médios: Fernandinho (Manchester City), Paulinho (Tottenham), Ramires (Chelsea), Willian (Chelsea), Hernanes (Inter), Luiz Gustavo (Wolfsburgo) e Oscar (Chelsea); 
Avançados: Bernard (Shakhtar Donestk), Fred (Fluminense), Hulk (Zenit), Jô (At. Mineiro) e Neymar (Barcelona)         
                                                   
                                                       Classificação Provável : 1º  


                                                        
                                                       Instável: Esta é a melhor palavra para definir o actual selecção Mexicana.
Tendo apenas se conseguido qualificar no playoff da acessível Concacaf, o México é uma selecção que não conseguiu fazer a necessária revolução interna e tem sofrido por isso algumas consequências. No entanto sendo uma selecção com bons valores poderá perfeitamente aspirar à passagem do seu grupo como aliás as outras 3 restantes selecções que compõem este grupo equilibrado.

Jogadores a destacar : Chicarito , Giovanni dos Santos , Carlos Peña , Héctor Moreno , Marco Fábian 

Convocados:
Guarda-redes: Guillermo Ochoa, Jesús Corona e Alfredo Talavera.
Defesas: Paul Aguilar , Rafael Márquez, Héctor Moreno , Diego Reyes (FC Porto - POR), Carlos Salcido (Tigres), Miguel Layún, Francisco Javier Rodríguez e  Andrés Guardado.
Médios: Carlos Peña, Luis Montes (León), Isaac Brizuela , Héctor Herrera, Juan Carlos Medina (América), Marco Fabián  e José Juan Vázquez. 
Avançados:  Oribe Peralta, Giovani dos Santos , Javier Hernández , Alan Pulido , Raúl Jiménez.
                                                     
                                                    Classificação Provável : 3º



Talento/Experiência : São poucas as seleções que se possam dar ao luxo de juntar no miolo jogadores como Modric,Rakitic, Kovacic e Vukojevic .E mesmo depois das importantes baixas de Strinic e Kranjcar a Croácia continua com um leque de 23 de fazer inveja a muitas selecções. Outro aspecto importante é a experiência ao mais alto nivel de jogadores que compõem os 23 , como Srna , Modric , Olic entre outros. Condições portanto reunidas para se afirmar como uma das selecções outsider da competição.


Jogadores a destacar : Modric , Rakitic , Mandzukic , Srna , Ante Rebic , Kovacic ;


Convocados:
 Guarda-redes: Oliver Zelenika, Danijel Subasic e Stipe Pletikosa.
Defesa: Danijel Pranjic e Gordon Schindelfeld, Darijo Srna , Domagoj Vida , Dejan Lovren, Sime Vrsaljko e Vedran Corluka.
Médios: Ivan Mocinic, Marcelo Brozovic , Ivan Rakitic , Luka Modric , Sammir , Mateo Kovacic  e Ognjen Vukojevic.
Avançados: Ivan Perisic e Ivica Olic , Mario Mandzukic , Ante Rebic , Eduardo Da Silva e Nikica Jelavic.


Desordem : Excepção feita ao "velho" Eto'o , o elenco treinador por Volker Finke está bastante longe de algumas das melhores selecções dos Camarões como por exemplo do Mundial de 82'. No entanto contando sempre com alguns jogadores interessantes como por exemplo Aboubakar e Choupo Moting , os Camarões podem sempre fazer uma gracinha naquele que muito provavelmente será o último mundial de Eto'o . E desengane-se quem pensa que estes Camarões são aqueles que foram goleados por Portugal em Leiria , já mostraram no empate contra a Alemanha na última semana (2-2) que vão ao Mundial para dar tudo.


Jogadores a destacar: Aboubakar , M'bia , N'koulou , Choupo Moting.

Convocados : 
Guarda-Redes – Charles Itandje, Sammy N’Djock (Fetihespor) e Loic Feudjou;
Defesas – Allan Nyom , Dany Nounkeu , Cédric Djeugoue, Aurélien Chedjou , Nicolas N’Koulou , Henri Bedimo e Benoît Assou-Ekotto;
Médios – Eyong Enoh , Jean II Makoun , Joel Matip , Stéphne Mbia , Landry Nguémo , Alexandre Song e Edgar Sally ;
Avançados – Samuel Eto’o, Maxim Choupo-Moting , Benjamin Moukandjo , Vincent Aboubakar , Pierre Webó  e Fabrice Olinga .

" O melhor 11 da época " - Liga Zon Sagres e Mundo


Introdução

É com muito prazer que dou o mote para o início do "Linguagem do Futebol ". O panorama do futebol tem mudado radicalmente, hoje em dia perdeu se o conceito de arte, do jogo pelo jogo, e a principal preocupação é a resultadista, deixando muitas vezes o espetáculo para 2º plano. 

O verdadeiro sentido de futebol como desporto tem vindo a dar lugar mais ao conceito de negócio. Abordando especialmente isto, quero também falar de vários assuntos de futebol desde a divulgação de bons trabalhos tácticos, à consequente análise de várias equipas e competições correspondentes, passando também pela promoção de novos talentos e pechinchas úteis para as equipas portuguesas. 

Portanto o objectivo é falar mesmo do futebol em si de forma imparcial, admitindo várias ideologias e opiniões e procurando atingir um feedback positivo. Importante anunciar a colaboração do Tiago "Honoris" que vai mostrar a sua visão acerca de vários assuntos futebolísticos.