Transfermarkt

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Scolari inventa mas Brasil vence

Exibição muito fraca do Brasil, tendo o seu treinador, como principal culpado. Decisões absurdas no que diz respeito à colocação de determinados jogadores em zonas que claramente não são as que permitem um melhor aproveitamento das suas capacidades técnicas e tácticas. 

O 11 inicial foi o esperado, mas a posição onde Hulk e Oscar atuaram praticamente os 90 minutos "matou" a qualidade de jogo ofensivo que o Brasil podia e devia ter demonstrado dado o potencial dos 11 jogadores que iniciaram o jogo. Vamos por partes:

Oscar, quando tudo e todos esperavam que ocupasse a posição atrás do Ponta de Lança, eis que Scolari inventa e coloca o criativo médio encostado a uma ala. O médio com mais capacidade de organizar o futebol ofensivo da seleção brasileira "preso" a uma ala. Se o objectivo de Scolari foi permitir que Neymar tivesse mais liberdade no corredor central, então Oscar nunca devia ter começado o jogo. Experiência a não repetir apesar da vitória. 

Hulk, o jogador em campo com o remate mais forte a jogar na ala...esquerda! Mais uma decisão ridícula de Scolari. Ai tenho um médio fortíssimo nas diagonais de fora para dentro e com um remate forte? Então vou prende-lo ao flanco esquerdo para que ele nunca possa fazer os movimentos em que é mais forte. 

Resumindo, duas decisões de Scolari que prejudicaram e muito o futebol ofensivo do Brasil. A 1ª fase de construção até teve qualidade (embora a Croácia nunca tenha tentado pressionar a mesma), com Luiz Gustavo a baixar para o meio dos centrais, permitindo que os laterais dessem mais profundidade mas a ausência de Oscar no corredor central tornou o processo ofensivo muito dependente dos desequilíbrios individuais causados pelo 1x1 ofensivo de Neymar. 

Esperava mais Scolari


Sem comentários:

Enviar um comentário