Transfermarkt

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Significado de Pré-Época

Numa altura em que os adeptos do Benfica não comparecem à Eusébio Cup, os Portistas assobiam a equipa e os adeptos do Sporting desanimam com uma derrota depois de anteriormente terem embandeirado em arco, acho importante esclarecer qual a verdadeira finalidade da Pré-época.

A Pré-Época tem 2 objectivos principais :

  • Reacender os índices físicos, que muitas das vezes não são tomados em conta nas férias, veja se o caso de Eliseu ou William Carvalho.
  • Fomentar a organização tática e adaptar os jogadores ao modelo de jogo.
E os adeptos a exigirem bons resultados nesta fase, e eu percebo que os queiram sempre, não tem em conta vários factores que tornam dificil apresentar as vitórias pretendidas tão precocemente :

  • Tempo, ele é inimigo da perfeição por isso é normal que tanto a preparação física como a preparação tatica requiram tempo para que estejam no ponto certo no ínicio dos jogos "a doer".
  • Complexidade, todos os aspectos de organização de jogo mais a "reactivação física" não são coisas simples pelo que requerem muitos exercícios e muita continuidade de trabalho para que os jogadores adquiram os comportamentos exigidos.
  • Mudanças, é a palavra-chave de uma Pré-época, há mudanças estruturais com novos treinadores (Marco Silva e Lopétegui) ou as mudanças constantes nos plantéis (Benfica) que exige começar da estaca 0 e tentar assimilar ao máximo em 1 2 meses a identidade da equipa.
  • Actualização Permanente, com o mercado de transferências a fechar já no decorrer da época isto obriga a que os treinadores estejam constantemente preparados para perder jogadores ou receber outros, pelo que os processos tem de ser incutidos com calma e sempre com planos B.
Posto isto, os resultados na Pré-época tornam se o menos importante dando lugar à exibição em que já reflicta qualidade de jogo, e sobretudo também a evolução de jogo para jogo e a apresentação de alguns aspectos positivos que já indiciem uma boa época .




Sem comentários:

Enviar um comentário