Transfermarkt

quarta-feira, 23 de julho de 2014

O estranho caso de Mathieu




De extremo para lateral, de lateral para central. Com este trajecto pensa-se que estou a falar de um jogador numa carreira em queda livre, seguindo o exemplo de Abidal, Julien Escudé, Gabriel Heinze e Sylvain Armand, entre outros tantos que foram perdendo vulgor fisíco e assim foram mudando para uma posição onde não tivessem que impor tanto esses atributos.
Mas falando no jogador Jeremy Mathieu que acaba de assinar com o Barcelona, percebemos que, até tal como Maldini que começou a extremo, se trata de um caso raro no futebol actual em que foi melhorando com a idade e com as sucessivas adaptações.
De promessa como extremo no Sochaux e Toulose, onde chegou a atrair clubes como Juventus e Manchester United, a lateral razoável potenciado por Unai Emery e por fim a um central de bastante qualidade adaptado por necessidade, Mathieu é a prova viva que cada vez mais os jogadores não tem posição fixa no futebol actual.

Aos 30 anos este jogador francês pode-se afirmar que está cada vez melhor, e que conseguiu aliar uma maior experiência  e inteligência de decisões e posicionamento aos atributos físicos que sempre lhe fizeram destacar.
Jeremy fintou várias adversidades que não lhe deixavam ser o jogador de top que augurava ser em França e agora depois de formatado como um novo tipo de jogador chega ao colosso Espanhol como uma contratação de rendimento imediato, sendo esperada claramente a sua titularidade.
Tendo como pontos-fortes a velocidade de reacção, o jogo aéreo, a agressividade e sobretudo a capacidade de sair bem a jogar usando o seu excelente pé esquerdo, característica chave para entrar no modelo do Barcelona.

O valor da transferência (20 M) parece me exagerado, mas é um central que já conhece a La Liga, já sabe a pressão de jogar num grande clube e tem a experiência necessária para singrar, se calhar ao contrário de outros centrais jovens apontados ao clube da Catalunha.
Mathieu é um caso que pode perfeitamente servir de exemplo para muitos jovens que não encontram o sucesso na sua posição mesmo tendo potencial, a politica da adaptação pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso e Fabio Coentrão que o diga !

5 comentários:

  1. Bom Post Out!

    Assim de repente lembro-me de outro caso semelhante, curiosamente num clube que tu gostas muito, advinha lá qual?

    SL

    ResponderEliminar
  2. Falava-te obviamente do Kolo Touré! Esse ainda passou por médio centro, se não estou enganado.

    Será que adivinhaste?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Diogo por acaso não me lembrei dele mas sim chegou a jogar a extremo no inicio da carreira, mas esse tem vindo a descer de nível com a idade onde este ano "custou" o titulo ao Liver.
      Mas também a idade dele é um mistério ...

      Eliminar
  3. Apesar de reconhecer qualidades ao jogador em questão, não concordo em nada com esta contratação. 20M por um jogador de 30 anos? É esta a politica do Barça agora? Não havia dinheiro para comprar um central mais jovem mas ao mesmo tempo experiente? Os 80M gastos no Suarez dizem que dinheiro não é problema...

    ResponderEliminar
  4. Mathieu tem aprimorado as suas qualidades ao longo dos anos, e esta polivalência só o tem ajudado. Fisicamente é um portento como muitos não se podem gabar. Alia isso a uma regularidade apreciável, e foi isso que o Barcelona viu nele.

    Penso que a curto prazo irá ser muito importante, até porque faz mais do que uma posição.

    Bom post, e continua assim.

    ResponderEliminar